Com Covid em alta, COE recomenda o uso de máscaras em locais fechados em todo o Piauí

Os casos confirmados da doença subiram 37% em uma semana

Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

Piauí Hoje 

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Prefeitura de Teresina e do Estado se reuniram nesta quarta-feira (23.nov.2022) e decidiram recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. A recomendação se baseia nos números dos boletins Covid-19, que apontam crescimento de 37% nos casos confirmados da doença no Piauí e taxa de positivada em alta. Além disso, houve aumento de 35% na taxa de ocupação de leitos clínicos em razão da Covid-19.

Apesar da recomendação, o uso de máscaras em ambientes fechados não é obrigatório. Isso porque não haverá um decreto que determina a tal medida.  A máscara permanece obrigatória em transporte público e unidades da saúde.

Na noite de ontem (22), a governadora Regina Sousa (PT-PI) e o presidente da Fundação Municipal de Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, se reuniram para discutir sobre a possibilidade de adotarem a mesma medida para não confundir a população quanto ao uso da máscara.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso obrigatório de máscaras dentro de avião e em aeroportos do Brasil. A medida entra em vigor na próxima sexta (25).

936 mil pessoas não retornaram para tomar a primeira dose de reforço

Levantamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI) aponta que no Piauí 936 mil pessoas não retornaram ao posto para tomar a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Preocupada com este número alto de indivíduos, que ainda não completaram o seu esquema vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população piauiense, para que volte  aos pontos de vacinação e tomem todas as doses necessárias para a proteção contra as gravidades da doença.

“Essa nova subvariante da Omicron deixou as autoridades de saúde em alerta e com a Sesapi não foi diferente, por isso estamos aqui para pedir a nossa população, principalmente aqueles que não tomaram as doses essenciais para a sua proteção, que retornem aos postos de saúde e completem o seu esquema vacinal contra a Covid”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese