A convenção garante as candidaturas de “Mão Santa” à prefeito de Parnaíba e Beto Telles o seu vice.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI
O partido dos Democratas e Progressistas oficializou na noite de sábado (05) o nome de Francisco de Assis Moraes Sousa o “Mão Santa” como candidato a prefeito a reeleição de Parnaíba. O candidato a vice será Beto Telles.
A convenção ocorreu no Ginásio Poliesportivo Edivaldo Carvalho da Silva localizada no Bairro Piauí com a presença de várias autoridades como; o Senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portela, o prefeito de Teresina Firmino Filho, o deputado estadual Marden Menezes, a primeira dama Adalgisa de Carvalho Moraes Sousa, além do candidato a reeleição a prefeitura de Parnaíba o “Mão Santa” e grande quantidade de populares e eleitorado.
“A missão de fazer Parnaíba se desenvolver ainda mais continuará em ritmo acelerado nos próximos anos, com geração de muitos empregos e instalação de empresas na cidade. Agradeço a presença e a energia positiva de todos e juntos vamos fazer crescer a cidade de Parnaíba”; fiz “Mão Santa”
QUEM FOI FRANCISCO DE ASSIS MORAES SOUSA O “MÃO SANTA”
Trajetória Política do candidato a reeleição a prefeito de Parnaíba.
Francisco de Assis de Moraes Souza, mais conhecido por Mão Santa, é um político brasileiro, atual prefeito de Parnaíba. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. E é especialista em proctologia.
Foi intitulado de “Mão Santa” em razão de suas atividades profissionais na área médica, por fazer várias sirurgias milagrosas.
Iniciou sua vida política pelo Movimento Democrático Brasileiro, entretanto foi pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) que conquistou seu primeiro mandato político ao ser eleito deputado estadual em 1978.
Extinto o bipartidarismo, ingressou no Partido Democrático Social (PDS), pelo qual perdeu a eleição para prefeito de Parnaíba em 1982 e pelo qual foi eleito primeiro suplente de deputado federal em 1986 renunciando a essa condição quando foi eleito prefeito de Parnaíba em 1988.
Encerrado o seu mandato iniciou conversações para sair candidato a vice-governador na chapa da aliança situacionista, mas como não recebeu o apoio do Partido Progressista Reformador (PPR), sucessor do antigo PDS, ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e saiu candidato a governador do Piauí em 1994 pela coligação “Resistência Popular”.
No início de sua campanha ao primeiro mandado a Governador do Piauí, foi marcado por índices modestos nas pesquisas eleitorais sendo que o mesmo contava com o apoio de apenas três dos então 148 prefeitos do estado, mas apesar de não contar com o apoio dos prefeitos, venceu a disputa.
A disputa mais renhida travada por “Mão Santa” viria em 1998 quando foi reeleito governador do Piauí em segundo turno pela coligação “O Piauí em Boas Mãos”, derrotando os partidários da coligação “Avança Piauí”.
Seu período como governador foi marcado por frases de efeito e ações consideradas de cunho social.
Em 2002 foi eleito Senador da República. Com um estilo peculiar, usa bordões como “Atentai bem!”.
Percebendo que o seu partido, o PMDB não lhe daria legenda para concorrer ao Senado em 2010, “Mão Santa” pediu desfiliação do partido e filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC).
Em 2016, migrou para o Solidariedade e foi eleito prefeito de Parnaíba, com 45,53% dos votos.
Foi eleito prefeito da sua cidade natal, Parnaíba, pela segunda vez, em 2016, iniciando seu mandato em janeiro de 2017.
E agora pelo (DEM) com o apoio do líder do partido do Progressista (PP), Ciro Nogueira e demais políticos candidatar-se a reeleição da prefeitura de Parnaíba.