Primeira-dama publicou vídeo em que aparece animada após desembarque e apagou o post após repercussão negativa
O GLOBO
A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, publicou um vídeo nas redes sociais em que comemora a chegada a Nova Délhi, na Índia. Janja viajou na companhia do presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT), que participa de reuniões da cúpula do G20 no país. Em meio à tragédia que cidades do Rio Grande do Sul têm enfrentado nos últimos dias, o post da primeira-dama foi criticado e o registro foi apagado das redes em seguida.
“Namastê! Olá, Índia. Boa noite! Me segura que eu já vou sair dançando”, diz Janja no vídeo logo após descer do avião presidencial.
O deputado estadual gaúcho Professor Claudio Branchieri (Podemos) afirmou que Janja está “sambando na cara do brasileiro” e classificou a atitude da primeira-dama como “demonstração de deslumbramento juvenil e inconsequente”. O ex-secretário de Cultura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e atual deputado federal Mario Frias também condenou a publicação:
“No Rio Grande do Sul, há 41 mortes, 85 cidades afetadas, 3 mil desabrigados e quase 8 mil desalojados. Enquanto isso, a Janja continua fazendo o que faz de melhor: ostentando viagem!”, escreveu em suas redes.
Outros internautas comentaram sobre o post: “INACREDITÁVEL! Janja chega toda feliz na Índia e parece não se importar com a tragédia no Rio Grande do Sul. E a empatia, cadê?”, comentou um usuário do Twitter.
Ciclone extratopical
No começo da tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil Rio Grande do Sul divulgou um novo balanço sobre a situação no estado. Não houve alteração no número de mortos, que permanece em 41 vítimas fatais. Equipes de resgate ainda fazem buscas por 46 pessoas desaparecidas: oito em Lajeado, oito em Arroio do Meio e 30 em Muçum, o município mais afetado pela tragédia ambiental.
De acordo com o comunicado do governo local, 85 municípios foram atingidos pelo ciclone extratropical. Ao todo, 135.088 pessoas foram afetadas. Dentre elas estão os 3.046 desabrigados e 7.781 desalojados. Outras 2.745 vítimas foram resgatadas.
Cúpula do G20
Bolsonaristas aproveitaram também a onda de críticas ao post da primeira-dama para dizer que o casal presidencial está “passeando” na Índia. Lula e Janja chegaram a Nova Délhi na tarde desta sexta-feira para participar da reunião de líderes do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo.
Como mostrou o GLOBO, a expectativa é que Lula fará três discursos durante a cúpula, que acontecerá neste fim de semana, com ênfase para o meio ambiente, a paz entre Rússia e Ucrânia, a maior participação das nações em desenvolvimento em órgãos como o Conselho de Segurança, a redução das desigualdades e o combate à fome.
No domingo, Lula receberá do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a presidência do G20. O mandato do Brasil vai vigorar por um ano, com mais de cem reuniões técnicas de 20 ministeriais, e terá como ponto alto uma cúpula de líderes do bloco em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Está previsto um discurso do presidente Lula.
No sábado, o presidente vai se reunir com Recep Tayyip Erdoğan, Presidente da Turquia; e com Mohammad bin Salman, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino da Arábia Saudita. No domingo, Lula também terá reuniões com Emmanuel Macron, Presidente da República Francesa; Mark Rutte, Primeiro-Ministro do Reino dos Países Baixos.