Transferência ocorre dias após o TRF-1 barrar compra de novos veículos de combate da frota brasileira; movimento é visto como estratégico para aumentar a influência sobre os países vizinhos
GZH
O Exército Brasileiro vai doar 21 veículos blindados ao Uruguai. A entrega vai ocorrer no dia 7 de dezembro, no 7 º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A solenidade contará com a presença de representantes das Forças Armadas dos dois países.
Vão ser doadas 10 viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado M-108, e 11 viaturas blindadas de transporte de pessoal EE-11 urutu. O primeiro modelo é um equipamento feito para disparo de projéteis explosivos durante um combate, enquanto o segundo tem como objetivo o suporte no transporte de infantaria.
Segundo o Exército Brasileiro, os equipamentos não estão mais sendo utilizados e vão ser entregues em seu estado atual de conservação. Todas as viaturas já se encontram no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, onde ocorrerá a entrega.
A doação foi aprovada pelo Poder Executivo em setembro deste ano em razão de um acordo firmado entre os dois países. Em 2018, a Força Terrestre doou 25 viaturas blindadas de combate M41 ao Exército Uruguaio.