O levantamento leva em consideração os dados obtidos em (20.dez.2021) e (05.jan.2022).
Por PHBWebCidade
Neste sábado (08.jan.2022), pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgaram um boletim com a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a adultos com covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o estudo, nesse intervalo de tempo, o Piauí apresentou uma elevação na quantidade de internações. O estado passou de 47% para 52% de ocupação de leitos de UTI, uma elevação de 5% de acordo com os pesquisadores.
Também, além da nova variante Ômicron, caracterizada pela alta taxa de transmissão e baixa letalidade e que vem rapidamente se alastrando pelo país, o cenário atual conta com uma epidemia do vírus influenza H3N2.
Os pesquisadores responsáveis pelo boletim observaram que a maior circulação de pessoas e a realização de eventos com aglomeração durante o fim de 2021 contribuíram para a proliferação do aumento da pandemia e a obstrução dos hospitais e postos de saúde nos municípios.
Para os pesquisadores, o momento atual, com o crescimento rápido de casos da variante Ômicron, desenha um novo cenário epidemiológico.