Os projetos, distribuídos em diversos contratos, somam 212,58 km de vias pavimentadas e um investimento total de R$ 133.389.322,43.
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está transformando a infraestrutura viária do estado com uma série de ações de pavimentação asfáltica que beneficiam 21 cidades piauienses. Esses projetos, distribuídos em diversos contratos, somam 212,58 km de vias pavimentadas, representando um investimento total de R$ 133.389.322,43.
Entre os municípios contemplados estão Teresina, Miguel Alves, Altos, Pedro II, Alto Longá, Esperantina, Cocal, Juazeiro do Piauí, Currais, Corrente, Paquetá, Picos, São José do Piauí, Aroeiras do Itaim, Parnaíba, Baixa Grande do Ribeiro, Belém do Piauí, Massapê do Piauí, Marcolândia, Curral Novo e Valença.
Esses investimentos, divididos em diversos contratos e etapas, são fundamentais para a melhoria da mobilidade urbana e para contribuições ao crescimento econômico e social das regiões. Algumas dessas obras já foram concluídas, gerando impacto direto na qualidade de vida das comunidades locais.
Felipe Eulálio, diretor-geral do Idepi, destaca a importância do total dos investimentos para o desenvolvimento do estado. “Essas obras, realizadas por meio de diferentes contratos, são essenciais para melhorar o transporte, facilitar o escoamento da produção local e garantir mais segurança para a população. Além disso, contribui diretamente para o crescimento econômico das regiões contempladas, fortalecendo a interligação entre os municípios.”
Segundo Fabrizio Feitosa, diretor de engenharia do Idepi, os trabalhos estão sendo concluídos de forma progressiva, com alguns trechos já finalizados e outros ainda em andamento. “A pavimentação asfáltica nesses municípios não apenas melhora a infraestrutura local, mas também garante a entrega de um serviço de qualidade, garantindo a durabilidade e a eficiência das vias. Estamos seguindo rigorosamente o cronograma de cada contrato, que abrange diferentes fases de execução”, afirmou .
Essa iniciativa responde às demandas crescentes por uma infraestrutura moderna e de qualidade, criando condições para o progresso social e econômico em todo o Piauí. “Com o avanço dos trabalhos, a expectativa é de que os 212,58 km pavimentados em múltiplos projetos contribuam significativamente para o desenvolvimento estratégico das cidades e suas áreas adjacentes”, frisou Felipe Eulálio.
Além dos projetos de pavimentação asfáltica, o Idepi está realizando diversas obras de pavimentação em paralelepípedo em vários municípios do estado, além de outras obras estruturantes, como a construção de estádios esportivos e reformas nos campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Picos e Bom Jesus.
Fonte: Secom PI