Incêndio em Campo Maior atinge Monumento dos Heróis do Jenipapo próximo ao povoado Alto do Meio.

As chamas começaram na sexta-feira (30), e destruíram boa parte do Cemitério dos guerreiros históricos da Batalha do Jenipapo.

Brigada Municipal de Campo Maior contendo as chamas de incêndio no grandioso patrimônio histórico da Batalha do Jenipapo.

Por Marcos Portela da Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI

Um incêndio de grandes proporções atingiu o patrimônio histórico da Batalha do Jenipapo próximo ao povoado Alto do Meio em Campo Maior.

O fogo começou na tarde de sexta-feira (30), e se espalhou no matagal seco que sercava o “Museu dos Heróis”.

As chamas começaram rapidamente e se deu origem devido à um fio de alta tensão que estava caído no chão.

“O fio caiu no chão e criou faíscas, fazendo começar o fogo, que se espalhou rapidamente. Fomos acionados e imediatamente fomos ao local combater as chamas com a ajuda de populares”, informa o Superintendente da Defesa Civil, Edilson da Vargem.

Segundo os Brigadistas o fogo não chegou a atingir o Museu que abriga artefatos e a estrutura de concreto, mas atingiu o Cemitério do Batalhão, onde estão sepultados os mortos da Batalha do Jenipapo.

BATALHA DO JENIPAPO EM CAMPO MAIOR PI

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome e foi uma das mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil. Ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Nessa época os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra e não tinham experiência e conseguiram a independência não só do Piauí, mas de todo o Brasil contra as tropas portuguesas.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese