O líder do campeonato da Fórmula 1, Lewis Hamilton, voltou do drama de qualificação no Grande Prêmio da Rússia no sábado para colocar sua Mercedes na pole position para o que poderia ser um recorde igualando a 91ª vitória.
Por eurosport
O líder do campeonato de Fórmula 1, Lewis Hamilton, colocou sua Mercedes na pole no Grande Prêmio da Rússia. Max Verstappen da Red Bull conquistou o segundo lugar na grelha de partida para a corrida em Sochi, com o companheiro de equipa de Hamilton e rival mais próximo, Valtteri Bottas, a ter de se contentar com o terceiro.
Hamilton igualará o recorde de vitórias de todos os tempos da Ferrari, Michael Schumacher, se ele conseguir sua sétima vitória da temporada no domingo.
A pole foi a 96ª da carreira do seis vezes campeão, mas ele encerrou a sessão questionado pelos comissários, junto com outros três pilotos, por não ter voltado à pista da maneira correta na curva dois. O campeão já havia se recuperado do drama na segunda fase da qualificação, quando Sebastian Vettel bateu com sua Ferrari e trouxe bandeiras vermelhas faltando dois minutos e 15 segundos para o fim do relógio. Hamilton era 15º e ainda não tinha feito uma volta válida naquele ponto. Ele enfrentou uma espera nervosa, mal lhe restava tempo para dar a volta e chegar à última disputa entre os 10 primeiros. O britânico conseguiu com a pele dos dentes e depois quebrou o recorde da pista na fase final com uma volta de um minuto e 31,304 segundos. Verstappen empurrou Bottas da primeira linha bem no final com um esforço de 1: 31.867. “Foi uma das sessões de qualificação mais difíceis de que me lembro”, disse Hamilton