A ação faz parte do programa Avalia +, dentro da estratégia de Gestão da Aprendizagem da Seduc.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou 554 escolas estaduais, nessa quarta-feira (13), para a aplicação do 4º Simulado Saeb 2024. A iniciativa envolveu 4.088 turmas e contou com a participação de 112.111 alunos, com o objetivo de avaliar e acompanhar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.
Destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o simulado incluiu 26 questões, proporcionando uma oportunidade de familiarização com o formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A ação faz parte do programa Avalia +, dentro da estratégia de Gestão da Aprendizagem da Seduc.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dos simulados como preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (Saepi), que acontecerão entre os dias 18 e 29 de novembro. “Essas avaliações são ferramentas essenciais para aprimorar o ensino e a aprendizagem, alinhadas à nossa meta de elevar o Piauí ao primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme estabelecido pelo governador Rafael Fonteles”, afirmou Bandeira.
O Saepi avaliará a qualidade do ensino nas redes estadual e municipal, abrangendo 318.149 alunos do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. A expectativa é que os dados obtidos contribuam para um diagnóstico preciso das necessidades educacionais, apoiando o aprimoramento contínuo do ensino.
Durante o simulado, os alunos responderam 26 questões, divididas entre Língua Portuguesa e Matemática, que ofereceram a oportunidade de se familiarizar com o formato e o ritmo da prova.
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Isabel Moreira Gomes, localizado no município de Piripiri, foi uma das 554 escolas a participar do simulado. A gestora da Instituição, Auzenir Moraes, ressaltou a importância do treinamento para os alunos.
O simulado é de grande relevância porque permite que os estudantes revisem conteúdos ministrados desde o início do Ensino Fundamental. Ele também serve para que possamos diagnosticar quais áreas precisam de mais atenção por parte dos professores. Esse tipo de avaliação facilita o trabalho de revisão em sala e contribui para que os alunos cheguem ao Saeb com mais segurança e domínio do conteúdo. Tenho certeza de que nossos objetivos serão alcançados, comentou a diretora.
A aplicação do Simulado Saeb é uma das estratégias da Seduc para apoiar as escolas na superação de desafios e na promoção de um ensino de qualidade, com foco no aprendizado contínuo e na conquista de resultados expressivos nas avaliações nacionais.
Fonte: Secom PI