Foram convidados várias artistas parnaibanos como de outras localidades como Ricarte de Recife (Pernambuco) e várias autoridades ilustres.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI.
A Prefeitura de Parnaíba realizou na noite de quinta-feira (13), o primeiro Salão de Artes Plásticas no prédio da Casa Grande de Simplício Dias da Silva onde está localizada a Superintendência Municipal de Cultura. O evento foi prestigiado pelo prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa o “Mão Santa” e a primeira dama Adalgisa Moraes Sousa e secretários municipais e ainda com a presença do presidente da Fecomércio Valdeci Cavalcante. Na oportunidade foi inaugurado o espaço cultural Zé de Maria que é agitador cultural e artista plástico.
“Nos temos convidados de Fortaleza dois artistas alemães está aqui Francisco Pedro, o Reis que estava sumido das plásticas, Daniel Mendes e outros. Geralmente toda a exposição ela prima pelo design. Aqui vamos ver móveis de 100 anos onde pertenceu a família do Pedro Machado. Toda exposição nossa é com design e tendências”. Disse o artista plástico Zé de Maria.
Além do espaço Ze de Maria aqui na Casa Grande, também foi inaugurado outro espaço do José do Nascimento Santos o chamado “Cafuringa” o verdadeiro artista de Parnaíba do Bairro São José e aqui está exposta peças como o boi que faz parte do nosso folclore.
“Eu montei esse projeto e agora deu certo. Essas obras só existem na Parnaíba. Até o Parantim está criando, ou seja, fazendo de ideia para eles o boi que se meche com a orelha, olhos, boca. É a única coisa boa que nós temos que é daqui de Parnaíba é o Boi Bumba”; diz José Nascimento Santos.
O casarão se tornou uma grande galeria de artes, são peças de vários tipos contemplando obras de artes e de artistas parnaibanos.
O salão de Artes Plásticas está em prosseguimento basta se dirigir ao local pela Av. Presidente Vargas de segunda a sexta-feira.
“O local estava abandonado, destruído, e fomos recuperando e tinha esse espaço que é a primeira grandeza da Casa Simplício Dias e segundo pela localização geográfica. É o espaço mais importante da Parnaíba. E nós convidamos os artistas. E na grandeza de Parnaíba nós resolvemos homenagear um parnaibano artista chamada de Casa Zé de Maria. Ele está recebendo o apoio desse grande artista o Ricarte que veio de Recife (Pernambuco), depois de passar por Pedro II. O artista está aqui vai ficar conosco o Arlindo deu uma nova versão e nós o nomeamos Superintendente Uterino e foi graças a ele essa transformação. E aqui nós estamos. com isso estamos vendo um espetáculo muito belo e bonito.E é a valorização do artista parnaibano” disse o prefeito de Parnaíba “Mão Santa”