Presidente acionou comporta que permitiu a chegada das águas do manancial ao estado
Por: Augoto Fernandes, Correio Brasiliense–Phbwebcidade Parnaíba PI
Depois de se convencer de que está tudo tranquilo após uma conciliação com os três poderes e ao inquérito do filho Flávio Bolsonaro indo para segunda instância, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26/6), um dos trechos da obra de transposição do Rio São Francisco.
Em Penaforte (CE), o chefe do Executivo acionou a comporta que permitiu a chegada das águas do Velho Chico ao território cearense.
O trecho inaugurado pelo mandatário faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (em Pernambuco) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (no Ceará) e seguirá, por fim, até a Paraíba e Rio Grande do Norte.
“A recomendação desde o início do governo (é) que não deixaríamos nenhuma obra parada.
Isso faz parte de um compromisso nosso.
A gente fica muito feliz em trazer a água para quem precisa”, comentou Bolsonaro, durante o evento. “Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim”, completou o presidente.
Segundo o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios diferentes serão beneficiadas.
Quando estiver pronto, o canal levará a água do Velho Chico ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.
Viagem de Bolsonaro que não constava na agenda oficial em Araguarí em Minas Gerais.
Depois da inauguração da transposição do “Velho Chico” no Ceará, o presidente fez uma viagem que não constava na agenda oficial. De acordo com a assessoria, trata-se de compromisso privado
Em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus no país, o presidente Jair Bolsonaro voltou a provocar aglomeração ao chegar em Araguari, em Minas Gerais, neste sábado (27/6). A cena foi transmitida pelas redes sociais do presidente.
Ao pousar na base da Polícia Rodoviária Federal, Bolsonaro tirou a máscara para cumprimentar de longe apoiadores que o aguardavam na rodovia. O presidente segurou o equipamento de segurança e chegou a passar a mão no rosto.
Nessa semana, um juiz do Distrito Federal determinou que o presidente deve ser obrigado a usar máscara em espaços públicos da capital.
O uso da proteção também é obrigatório em todo o estado de Minas Gerais desde abril.