Os leitos de UTIs ocupados em hospitais públicos são de 71% e na rede privada de 50%.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI
Sem nenhuma vaga em leitos de UTI em principais hospitais do estado do Piauí o novo avanço da pandemia da COVID-19 por causa das festas de fim de ano e a circulação da nova variante vem preocupando várias autoridades do estado.
O plano de abertura de novos leitos até iniciou mas, segundo especialistas, outras medidas devem ser tomadas, como a volta do isolamento mais rígido e o aumento da testagem rápida.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que tem 18 leitos de UTIs, o hospital Getúlio Vargas (HGV) que tem 15 e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella que tem 27 UTIs de urgência exclusiva para pacientes com covid, estão completamente lotados. E o hospital do Monte Castelo que também possui leitos com pacientes graves vítimas do coronavírus, dos 17 dos 20 leitos estão todos ocupados.
Se for feito um recorte destes dados no Piauí como um todo, a ocupação dos leitos de UTIs número que deixa a Secretaria Estadual de Saúde em alerta e preocupada pelo acelerado crescimento da doença, vai ter um resultado não satisfatório. Pois o crescimento no número de infectados fez com que o número de hospitais fossem ocupados rapidamente e a desativação de leitos também contribuiu para isso.
Em julho de 2020 o estado tinha 446 leitos de UTI incluindo os da rede pública e privada. Com a diminuição dos casos no final de 2020, muitas vagas foram desativadas, e hoje o Piauí possui 276 leitos de UTI covid. Apenas 76% do que já teve.
Já com relação a rede privada a ocupação dos leitos é de, 50% tendo em vista um aumento maior nos casos. Com isso a secretaria já liberou um plano de abertura de novos leitos em todo o Piauí.
Mas, de acordo com o grupo de trabalho Interistitucional da Universidade Federal do Piauí foi avaliado que, a simples abertura de leitos de UTI não vai ser suficiente para conter a pandemia. Pois estudos recentes feitos com pacientes só no Brasil revelou que 80% dos pacientes que precisaram serem intubados acabaram sendo mortos.