País otimista após os primeiros 100 dias de Biden: POLL

Quase dois terços dos americanos dizem que o país está indo na direção certa.

Melina Mara / The Washington Post / Pool via AP O presidente Joe Biden discursa em uma sessão conjunta de … Leia mais.

Por ABC News

O presidente Joe Biden completa seus primeiros cem dias de mandato com um país que está mais otimista em relação ao ano que vem, de acordo com uma nova pesquisa ABC News / Ipsos.

Quase dois terços dos americanos (64%) estão otimistas com os rumos do país na pesquisa, realizada pela Ipsos em parceria com a ABC News por meio do KnowledgePanel da Ipsos.

A última vez que o país chegou perto desse nível de otimismo em relação ao próximo ano foi em dezembro de 2006, quando 61% disseram estar otimistas sobre o rumo do país, de acordo com pesquisas anteriores do ABC News / Washington Post. Pouco antes das eleições de 2016 catapultou Donald Trump para o Salão Oval, apenas 42% dos americanos estavam otimistas sobre o futuro, em comparação com 52% que eram pessimistas.

Mas há algumas luzes de alerta piscando para a Casa Branca. Biden está apostando em uma agenda nobre para manter o ímpeto e preparar os democratas para o sucesso nas eleições do próximo ano, enquanto o Partido Republicano espera que os eleitores percebam uma superação e as políticas do presidente se tornem eleitorais âncora.

Apenas uma pequena maioria (52%) acha que o governo federal deveria gastar para revitalizar a economia, mesmo que aumente os impostos – incluindo 80% dos democratas e 54% dos independentes. A questão dos gastos e impostos do governo divide amplamente os americanos, com 47% dizendo que os impostos devem permanecer no mesmo nível, mesmo às custas da economia – incluindo 78% dos republicanos.

Depois de mais de um ano com a pandemia de coronavírus que assola o país, cerca de um terço dos americanos (36%) ainda permanece pessimista sobre o futuro do país sob Biden.

Apenas cerca de um quarto dos americanos (23%) acha que o país se tornou mais unido desde que Biden assumiu o cargo. Entre esse grupo, 87% dão crédito a Biden. Apenas 3% atribuíram crédito a líderes republicanos no Congresso, e 10% disseram que ambos na enquete.

Entre os 28% que disseram que o país está mais dividido, 6 em cada 10 acham que Biden é mais responsável pelas divisões, em comparação com 34% que afirmam que tanto Biden quanto os republicanos são culpados por semear a divisão. Apenas 6% criticaram os republicanos.

Quase metade do país (48%) não vê movimento na questão da unidade desde que Biden assumiu o cargo, acreditando que o país não está mais unido nem mais dividido. As opiniões sobre a polarização do país durante o mandato inicial de Biden caem em linhas partidárias , com 95% dos democratas afirmando que o país é mais unido (45%) ou igual (50%), e 97% dos republicanos afirmando que a nação está mais dividida (65%) ou igual (32%).

Biden, que desenvolveu uma reputação de moderado ao longo de décadas no Senado, mudou suas prioridades políticas para a esquerda como presidente. Em seu discurso antes de uma sessão conjunta do Congresso esta semana, ele delineou investimentos sem precedentes para suas principais prioridades, ao mesmo tempo em que não se intimidou com Resistência republicana. E o Partido Democrata parece unido atrás dele: 90% dos democratas aprovaram seu desempenho no trabalho na última pesquisa ABC News / Washington Post.

Mas a incerteza paira sobre qual será sua próxima conquista legislativa, com o capital político de Biden dividido entre seu enorme projeto de infraestrutura e planos para controle de armas, imigração, educação e creche.

Uma pequena maioria dos americanos (51%) na nova pesquisa acha que Biden está fazendo concessões sobre a quantidade certa com os líderes republicanos do Congresso nas questões mais urgentes. Quase 4 em cada 10 americanos (39%) acham que Biden está fazendo muito pouco e apenas 9 % dizem que ele está se comprometendo demais.

Os líderes republicanos são vistos como mais desvantagens, no entanto. Dois terços dos americanos consideram os líderes republicanos no Congresso fazendo muito pouco para se comprometer com Biden. Pouco mais de 1 em cada 5 americanos (22%) acredita que os republicanos estão fazendo a quantidade certa para se comprometer e apenas 10% acham que estão fazendo muito.

Biden, por sua vez, está superando seu antecessor nesta medida. Mais da metade do país (56%) achou que Trump estava fazendo muito pouco para se comprometer com os democratas em uma pesquisa do ABC News / Washington Post de setembro de 2017. Enquanto isso, o atual republicano Os líderes no Congresso estão apresentando um desempenho ligeiramente inferior aos democratas na era Trump, quando 60% dos americanos disseram que os democratas não estavam fazendo o suficiente para chegar a um acordo com Trump.

Esta pesquisa ABC News / Ipsos foi realizada pelo Ipsos Public Affairs ‘KnowledgePanel® de 30 de abril a 1º de maio, em inglês e espanhol, entre uma amostra nacional aleatória de 513 adultos. Os resultados têm uma margem de erro amostral de 4,7 pontos, incluindo o efeito de desenho . As divisões partidárias são 31% -25% -36%, democratas-republicanos-independentes. Veja os resultados da primeira linha da pesquisa e detalhes sobre a metodologia aqui.

Dan Merkle e Ken Goldstein, da ABC News, contribuíram para este relatório.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese