Uma das medidas que podem ser introduzidas na capital é o fechamento de bares e restaurantes.
Por euronews
Paris provavelmente passará para um nível de “alerta máximo” para COVID-19, disse o ministro da Saúde da França na quinta-feira, com o governo definido para introduzir novas medidas para controlar a propagação do vírus já na segunda-feira, se a situação não melhorar durante o próximos dias.
Uma das medidas que podem ser introduzidas na capital é o fechamento de bares e restaurantes, ação já realizada em Marselha e Aix, cidades atualmente designadas em “alerta máximo”, penúltimo nível de alerta antes de um estado formal de emergência. declarado. O ministro da Saúde, Olivier Véran, disse que três indicadores principais do COVID-19 foram atingidos em Paris: a cidade tem 263 novos casos de COVID-19 por dia por 100.000 pessoas, 105 novos casos por dia por 100.000 pessoas com mais de 65 anos e entre 30-35% das unidades de terapia intensiva agora tratam pacientes COVID-19. As autoridades confirmarão os indicadores em Paris no fim de semana, disse Véran.
Acontece que a França registrou quase 14.000 novos casos de COVID-19 em 24 horas e 63 mortes. Em Paris, houve entre 800 e 1200 novos casos registrados diariamente na semana passada. Durante semanas, o número de pessoas hospitalizadas com o vírus aumentou. Durante seu discurso de quase uma hora, o ministro da saúde da França explicou que o vírus estava se espalhando “muito rápido” por toda a França, afirmando que o país estava em uma “fase de piora”.
Um desenvolvimento preocupante é que para cada dez pessoas na terapia intensiva, explicou ele, pelo menos três tinham menos de 65 anos. Ele pediu à população francesa que reduza seus contatos em todo o país, afirmando que o governo espera mudar os modelos preditivos que mostraram que a situação pioraria em muitas das principais cidades. “Ainda é possível ter um impacto na trajetória do vírus”, disse o epidemiologista Arnaud Fontanet, do Institut Pasteur, na entrevista coletiva do ministério da saúde.
Há cinco cidades adicionais na França que poderiam em uma semana passar para um nível de alerta mais alto para COVID-19, disseram as autoridades. Véran disse que a situação ainda está “piorando” em Lille, Lyon, Grenoble, Saint-Etienne e Toulouse. O primeiro-ministro Jean Castex se reuniu com vários prefeitos e presidentes de metrópoles nessas cidades no início do dia para discutir novas medidas que provavelmente entrarão em vigor. Mas as autoridades locais resistiram ao fechamento de bares e restaurantes. No entanto, um tribunal de Marselha rejeitou um apelo para reabrir bares na cidade, onde muitos protestaram quando novas medidas foram introduzidas. Véran disse na quinta-feira que o governo francês consultaria o setor de restaurantes sobre a emissão de medidas sanitárias mais rígidas para mantê-los abertos em áreas em alerta máximo. Houve alguma fresta de esperança, no entanto, com sinais de melhora em Marselha, Nice e Bordéus. “As medidas que tomarmos hoje terão efeito em 15 dias. Você não deve desanimar”, disse Véran. “Seus esforços devem valer a pena e vão valer a pena”, acrescentou.