O Piauí receberá as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no dia 21 de janeiro.
Por G1
O Piauí receberá as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no dia 21 de janeiro, afirmou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, durante entrevista à TV Clube na manhã desta terça-feira (22), em Teresina.
O Brasil ainda não tem nenhuma vacina autorizada pela Anvisa e o Governo Federal ainda não divulgou, no plano nacional, a data exata de início da vacinação.
“Tivemos uma reunião por videoconferência com o ministério da Saúde no final da tarde da segunda (21) e já foi definido. Serão 196.439 mil doses para a primeira fase a ser executada para os trabalhadores de saúde e pessoas acima de 75 anos”, afirmou o secretário.
De acordo com Florentino Neto, após chegada da vacina a previsão é que a imunização tenha início em até três dias, ou seja, até o dia 24, em todo o estado.
“A vacina que virá é a da AstraZeneca, que está sendo produzida em cooperação com a Fiocruz. O Brasil fez um acordo de transferência tecnológica com a farmacêutica, que está enviando a vacina para ser envasada na Fiocruz”, informou o secretário.
Para a segunda fase, o Florentino afirmou que a AstraZeneca enviará o princípio ativo da vacina e a Fiocruz fará a produção.
O secretário disse ainda que o Ministério da Saúde indicou que o prazo para verificação da eficácia e segurança da vacina CoronaVac, que está sendo produzida pelo Butantan, será reduzido.
“Isso nos da esperança para que sejam admitidas as vacinas para que possamos começar a segunda fase de forma mais rápida”, disse.
O secretário também mencionou a intenção de compra firmada pelo Governo do Piauí com o Butantan. “Isso para que a gente possa viabilizar, caso tenha algum problema com o plano nacional, nós tenhamos aqui um plano B”, explicou.