O macaco foi apreendido após denúncias de cárcere.
A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Ambiental e da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), realizou a apreensão de dois macacos pregos na manhã desta quarta-feira (10.out.2024), em Parnaíba. A ação foi desencadeada após denúncia anônima de cárcere dos animais em uma residência localizada no cruzamento das Ruas Leste (Vereador Arimateia Carbalho) e Rua Juscelino Kubitschek, no Bairro Piauí.
A guarnição, composta pelo Soldado Lobão e o Soldado Gustavo Veras, sob o comando do Major Freitas, foi acionada via WhatsApp por volta das 10h26. Ao chegar no local, os policiais constataram a veracidade da denúncia e foram recebidos pela proprietária da casa. Após ser advertida sobre a ilegalidade da criação de animais silvestres em cativeiro e sem autorização do IBAMA, a dona da casa entregou voluntariamente os dois macacos pregos à guarnição.
Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a realização dos procedimentos ambientais cabíveis.
A Polícia Militar do Piauí reforça o compromisso com a proteção do meio ambiente e alerta a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de crime ambiental. O número para denúncias é 190.
Reportagem de J. Marcos folha do Delta