Estavam presentes toda a equipe de saúde de Parnaíba.
Por Phbwebcidade
No sábado (20.fev.2020), foi convocado de forma urgente, secretários e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde pelo prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa o Mão Santa para determinar a imediata reativação do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba.
A cidade nestes dois últimos meses vem sofrendo com a alta da contaminação de COVID-19. Parnaíba, já possui 8.997 casos confirmados, 14 em leitos clínicos, 4 internados em UTIs e 171 óbitos. De acordo com o Boletim Epidemiológico de (20.fev.2021).
Essa situação se reflete nas UTIs em seus hospitais. No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), dos 38 leitos clínicos, 35 estão ocupados e dos 15 leitos de UTI’s, 13 estão com pacientes. Isso corresponde a 92,1% e 86,6% de leitos clínicos e de UTIs ocupados respectivamente.
Com essa situação, alguns pacientes estão sendo transferidos para Santa Casa de Misericórdia, neste domingo (21.fev.2021), com o objetivo de desafogar a quantidade de leitos. No sábado (20.fev.2021), o Secretário Florentino Neto já havia anunciado a implantação de mais 5 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos de acordo com a (Sesapi) no HEDA e Pró Médica. Más, segundo informações da (Sesapi), os hospitais estão em tratativas com os gestores hospitalares para esta ampliação.
Na prefeitura, depois de saber do grande aumento dos casos de COVID-19 nos hospitais estaduais, Mão Santa, resolveu urgentemente reativar o Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima com capacidade de 20 leitos clínicos e mais de 10 leitos de UTI para desafogar os hospitais Dirceu Arcoverde (HEDA) e a Pró-Médica.
No Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), a taxa de ocupação de leitos de UTIs na capital é 91% de ocupação e no interior do estado é de 61%. Floriano, Teresina, Parnaíba e Piripiri está existindo toda uma atenção e um trabalho voltado para todo o serviço de saúde do estado. Já em Parnaíba o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e Pró Médica.