Nesta terça-feira (12), a Lagoa do Portinho foi vistoriada pelo prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa “O Mão Santa”, o Superintendente Municipal de Turismo, Edrivandro Barros e do Superintendente do Patrimônio da União, Marcelo Moraes em Parnaíba.
A vistoria aconteceu devido o prefeito e as autoridades acima citadas saberem de um canal clandestino aberto para escoamento das águas da Lagoa.
O crime foi denunciado pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Antônio de Moraes Sousa Filho ao gestor municipal ‘Mão Santa‘.
Depois de identificadas o desvio de água no local, o prefeito ‘Mão Santa’ disse: “É compromisso meu como prefeito, como parnaibano e como ser humano, cuidar e zelar por este patrimônio que não é só da cidade de Parnaíba, do Estado do Piauí, mas do mundo inteiro. Ação como essas não serão mais toleradas, os responsáveis serão identificados e punidos nos rigores da lei”.
O canal aberto tinha 35 metros de extensão, com 3 metros de largura e 2 metros de profundidade.
A vala aberta na Lagoa, é devido a grande quantidade de chuvas e cheias à certa época do ano. Em que a mesma arrebenta, e a água é escoada indo em direção do Rio Portinho para a Lagoa do Portinho, ocasionando um grande fluxo de peixes na Lagoa. E esse processo é natural, que há muitos anos acontecia na região. E como não se repete o povoado local faz com que isso aconteça novamente o que leva as autoridades a interromper a situação devido o local ser um patrimônio ambiental.
Com informações da SupCom, Prefeitura de Parnaíba e Tribuna deparnaiba.com
Edição: Marcos Ranyere Portela da Cunha.