Primeiro caso de Covid-19 em Cristalândia após quatro meses da doença no PI.

As duas pessoas diagnosticadas com a Covid-19 são de Brasília (DF) e foram passar as férias na casa de familiares no município piauiense.

Testes rápidos da Covid-19 — Foto: Ascom / PMP

Por G1 PI

O município de Cristalândia do Piauí, localizado no Extremo Sul do Piauí, registrou nesta segunda-feira (20) os dois primeiros casos de Covid-19 quatro meses após a doença ser detectada no Piauí. Trata-se de um casal que mora em Brasília, no Distrito Federal, e que foi para a cidade para passar as férias.

O secretário municipal de saúde, Sândalo Wagner, informou que o homem está assintomático, mas a sua esposa apresenta coriza e ausência de olfato e paladar. Os dois casos foram detectados por meio do Programa Busca Ativa, que tem como objetivo identificar casos da Covid-19 que ainda não foram registrados.

“Eles já estão isolados e sendo monitorados pela nossa equipe de saúde. Eles foram detectados pelo Programa Busca Ativa. O casal não entrou pela barreira sanitária, ficaram na zona rural e isso são casos que dificultam nosso trabalho”, afirmou o secretário.

Fora o casal, nenhum membro da família que teve contato com os dois foi positivado. Em Cristalândia do Piauí, uma das medidas de contenção ao coronavírus foi a instalação de barreiras 24 horas desde o início de março, além da testagem de pessoas com histórico de viagem.

Cidades sem casos de Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou ao G1 que dos 224 municípios do Piauí, apenas sete deles ainda não registraram casos de Covid-19. São eles: Arraial, Canavieira, Francisco Macêdo, Jardim do Mulato, João Costa, Nova Santa Rita e Riacho Frio.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese