Segundo a polícia, bandido comandou, de dentro da cadeia, assalto que resultou na morte de jovem em Teresina
Fonte/crédito: A10+
Maycon de Araújo Moura e o líder da facção “Bonde dos 40” e foi preso no dia 21 de Setembro por ter planejado a morte do empresário Rafael Soares, 24 anos
O delegado Barêtta, do DHPP, relatou à TV Antena 10, isto na sexta-feira (07) que Maycon de Araújo Moura teria repassado, de dentro da Cadeia Pública de Altos, onde estava preso, todas as informações para os demais membros da quadrilha sobre Rafael Soares. O grupo queria o caminhão, o dinheiro e o carro da vítima. O empresário foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo.
Maycon de Araújo Moura o “Sapão” foi preso em 21 de setembro deste ano por equipes da Força Tarefa da Secretaria de Segurança. Ele é apontado como líder da facção criminosa “Bonde dos 40”. Segundo o major Audivam Nunes, o criminoso é de alta periculosidade e contra ele havia um mandado de prisão aberto expedido pela justiça do Maranhão.
Ainda de acordo com a polícia, Maycon de Araújo Moura participou do roubo em um depósito das Lojas Pintos, que ocorreu no ano de 2018. Na época, ele, na companhia de outros comparsas, conseguiram levar centenas de celulares, causando prejuízo de quase R$ 1 milhão e também a um atelier de joias onde roubaram R$ 500 mil em acessórios.
Ainda de acordo com o A10+, Maycon era foragido do presídio de Pedrinhas. Após ser preso, ele foi encaminhado para o presídio e de lá, segundo a polícia, onde o mesmo havia orquestrou todo plano de assalto que resultou na morte de Rafael Soares. A vítima já estava sendo monitorada pelos demais membros da quadrilha.
Envolvidos na execução de empresário
Em relação ao caso Rafael Soares, além do líder do “Bonde dos 40” foi preso um jovem identificado apenas como Geovane, que alegou ser menor de idade, mas a polícia descartou. Ele, segundo investigação, teria sido o responsável por efetuar o disparo que matou o empresário.
Outros quatro envolvidos no latrocínio ainda não foram presos, mas segundo o delegado Barêtta, já existem mandados de prisão expedidos. Estão sendo procurados: Leonardo, vulgo “Nanô”, que abordou Rafael Soares junto com Geovane no dia do crime; Vinícius, vulgo “Queijeiro”, responsável por fornecer o carro utilizado no latrocínio do empresário; Edmundo, tentou vender o Ipad roubado de Rafael Soares e Iasmim, responsável por realizar a filmagem do empresário e mandar para os demais membros da quadrilha.
Saiba quem era Rafael Soares
Familiares do empresário Rafael Soares de Sousa, 24 anos, relataram à TV Antena 10, no último dia 27 de setembro, que não acreditam na possibilidade de latrocínio contra o jovem. Ele foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência no bairro Catarina, zona Sul de Teresina, na segunda (26).
Imagens de uma câmera de segurança registraram o exato momento em que Rafael Soares Sousa foi assassinado na porta de casa. O vídeo mostra quando um carro branco, onde estão os assassinos, se aproxima do empresário e o carona desce e efetua alguns disparos. Segundo a família, Rafael era solteiro e trabalhava no ramo de transporte de bovino, trazendo animais do Pará, Maranhão para Teresina.
Calleb Soares, tio de Rafael, contou à TV Antena 10 que a família não crê em um simples assalto. Ele citou que o jovem trabalhava desde os 15 anos de idade e era bastante querido por todos.
Entenda o caso
Imagens do circuito de segurança mostram o exato momento em que o empresário Rafael Soares, de 24 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. No vídeo, um carro branco aparece próximo à residência da vítima e ao perceber a presença do empresário, homens desceram do veículo e anunciaram o assalto.
Empresário Rafael Soares já estava sendo monitorado por criminosos, afirma delegado Barêtta
Reprodução
O empresário ainda tentou escapar, mas o carro foi até a esquina e cercou o empresário que foi morto segundos depois. O crime aconteceu no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina, na tarde desta segunda-feira (26).
Rafael Soares foi atingido com um tiro nas nádegas, que atravessou o abdômen. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma unidade Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.