Trump e Biden partem para o ataque no primeiro debate presidencial caótico e ardente.

Em um debate marcado por repetidas interrupções de Trump, Biden disse que o presidente estava mais preocupado com a economia e o mercado de ações do que em conter a disseminação do coronavírus. “Você é o pior presidente que a América já teve”, disse Biden, instando Trump a sair do campo de golfe e começar a trabalhar.

U.S. President Donald Trump and Democratic presidential nominee Joe Biden participate in their first 2020 presidential campaign debate held on the campus of the Cleveland Clinic at Case Western Reserve University in Cleveland, Ohio, U.S., September 29, 2020. Morry Gash/Pool via REUTERS

Por Reuters

O presidente republicano Donald Trump e o rival democrata Joe Biden lutaram ferozmente pela liderança de Trump na pandemia do coronavírus, a economia e os impostos em um primeiro debate acirrado na terça-feira, marcado pelas repetidas interrupções de Trump.

Com o moderador Chris Wallace tentando às vezes controlar o debate, os dois contendores da Casa Branca conversaram um sobre o outro e lutaram por golpes em uma rixa política de tirar o fôlego que tornou difícil para qualquer um dos dois defender sua posição. “Quer calar a boca, cara? Isso é tão pouco presidencial ”, disse um Biden exasperado após repetidas interrupções durante apenas o primeiro segmento do debate no Supremo Tribunal Federal. Biden chamou Trump de “palhaço” e “racista” e disse a ele: “Você é o pior presidente que a América já teve”. Trump, por sua vez, disse: “Não há nada de inteligente em você, Joe”.

Biden questionou a liderança de Trump na pandemia de coronavírus, dizendo que Trump entrou em pânico e falhou em proteger os americanos porque estava mais preocupado com a economia. “Ele entrou em pânico ou olhou para o mercado de ações”, disse Biden sobre Trump, que pressionou os estados a reabrir suas economias e minimizou a ameaça da pandemia. “Muitas pessoas morreram e muitas outras vão morrer, a menos que fiquem muito mais espertas, muito mais rápido”, disse Biden. Trump se opôs a Biden usando a palavra “inteligente”.

“Você se graduou como o mais baixo ou quase o mais baixo de sua classe. Nunca use a palavra inteligente comigo. Nunca use essa palavra “, disse Trump. Ele defendeu sua abordagem à pandemia, que matou mais de 200.000 pessoas nos Estados Unidos e colocou milhões de americanos sem trabalho. “Fizemos um ótimo trabalho”, disse Trump. “Mas eu te digo, Joe, você nunca poderia ter feito o trabalho que fizemos. Você não o tem no sangue. ” Com mais de um milhão de americanos votando antecipadamente e o tempo se esgotando para mudar de opinião ou influenciar o pequeno grupo de eleitores indecisos, as apostas eram enormes, pois os dois candidatos da Casa Branca subiram ao palco cinco semanas antes do dia da eleição em 3 de novembro.

Os dois contendores não se cumprimentaram ao entrar no debate, aderindo a protocolos de distanciamento social por causa do coronavírus. Biden, 77, tem uma vantagem consistente sobre Trump, 74, nas pesquisas de opinião nacionais, embora as pesquisas nos estados do campo de batalha que decidirão a eleição mostrem uma disputa mais acirrada. O debate de 90 minutos, com uma audiência presencial limitada e socialmente distanciada por causa da pandemia, foi realizado na Case Western Reserve University em Cleveland. Foi o primeiro de três debates presidenciais programados e um debate vice-presidencial.

TRUMP DEFENDS COURT PUSH

Trump defendeu seu esforço para preencher rapidamente um país Assento na Suprema Corte, dizendo que “as eleições têm consequências” e ele tinha o direito, apesar das objeções democratas. “Eu direi muito simplesmente que ganhamos a eleição, as eleições têm consequências. Temos o Senado, a Casa Branca e um candidato fenomenal, respeitado por todos ”, disse Trump em defesa de seu candidato, a juíza conservadora Amy Coney Barrett. Biden, falando sobre interrupções frequentes de Trump, disse que a cadeira da falecida Ruth Bader Ginsburg deveria ser ocupada após a eleição de 3 de novembro, quando estava claro quem seria o presidente. “Devemos esperar, devemos esperar e ver qual é o resultado desta eleição”, disse Biden, acrescentando que uma Suprema Corte mais conservadora colocaria em risco o Affordable Care Act conhecido como Obamacare.

Trump está se movendo rapidamente para ocupar a cadeira de Ginsburg na esperança de cimentar uma maioria conservadora de 6-3 na corte, uma prioridade-chave para os conservadores sociais. Os democratas argumentaram que os republicanos estão sendo hipócritas por agirem rapidamente para ocupar a cadeira, já que bloquearam a nomeação do então presidente Barack Obama para a Suprema Corte em 2016, argumentando que isso deve esperar até depois da eleição de novembro. Trump interrompeu Biden repetidamente enquanto tentava responder às perguntas, o que levou Biden em um ponto a intervir: “Você pode calar a boca, cara?” O combustível Trump e o mais discreto Biden estavam debatendo uma série de desafios políticos urgentes, incluindo a pandemia que matou mais de 200.000 pessoas nos Estados Unidos e tirou milhões do trabalho, protestos por justiça racial, bem como a batalha pela o Tribunal Supremo. Horas antes do debate, Biden divulgou suas declarações de impostos de 2019 e sua campanha convocou Trump, que foi criticado por não divulgar suas declarações, a fazer o mesmo. Biden deu o passo dois dias depois que o New York Times informou que Trump pagou apenas US $ 750 em impostos federais sobre a renda em 2016 e 2017 – e nenhum em 10 dos 15 anos anteriores – após anos relatando perdas acentuadas de empresas. Trump há muito procurava manter seus registros financeiros pessoais em segredo. Os impostos de Biden mostraram que ele e sua esposa Jill pagaram mais de US $ 346.000 em impostos federais e outros pagamentos em 2019 em uma renda de quase US $ 985.000 antes de buscar um reembolso de quase US $ 47.000, eles disseram que haviam pago a mais ao governo.

“Paguei milhões de dólares em impostos, milhões de dólares em imposto de renda”, disse Trump quando questionado sobre o relatório do New York Times.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese