O governador eleito tem mantido diálogo com os deputados estaduais que integram sua base de sustentação.
GP1
Embora venha repetindo que só vai tratar sobre composição de Governo após segundo turno das eleições para presidência da República, o governador eleito Rafael Fonteles (PT-PI), tem mantido diálogo com os deputados estaduais que integram sua base de sustentação. Além das deliberações sobre o pleito do domingo (30), o próximo chefe do Palácio de Karnak já começou a montar a equipe que deverá ocupar secretarias em sua administração.
Conforme apurado pelo GP1, alguns nomes já constam na lista de possiblidades avaliadas por Rafael. O Detran-PI, por exemplo, está sendo cogitado para a deputada estadual eleita Ana Paula (MDB) que deixaria a indicação da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) que, por sua vez, passaria para cota do deputado estadual mais votado do Estado, Georgiano Neto (MDB). Este último, pode também apontar um indicado para Secretaria de Transporte do Estado (SETRANS).
A Secretaria de Saúde (SESAPI) pode voltar a ser comandada pelo deputado federal eleito, Florentino Neto (PT). Como antecipado pelo GP1, o advogado Chico Lucas está sendo avaliado para a Secretaria de Governo ou a pasta do Planejamento.
Pastas e possíveis indicados
Ana Paula – assumiria o Detran-PI
Mauro Eduardo – continuaria a frente da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID)
Georgiano Neto – pode ocupar e indicar nomes para a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) e Secretaria dos Transportes (SETRANS)
Flávio Júnior (PT) – pode ocupar a Secretaria de Infraestrutura (SEIFRA)
Fábio Novo (PT) – cogitado para a Secretaria do Turismo (SETUR)
Cota do PT – Secretaria de Cultura (SECULT)
Leonardo Sobral – deixaria o IDEPI para assumir a direção do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI)
Florentino Neto (PT) – pode retornar a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI)
Washington Bonfim ou Washington Bandeira – cogitados para a Secretaria da Educação
Chico Lucas – Secretaria de Governo (SEGOV) ou Secretaria de Planejamento