Os trabalhos é fruto de um trabalho experimental
O Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa, receberá, neste domingo (03.out.2024), às 19h30, o espetáculo Faces Ancestrais, da Mosaico Cia de Dança Contemporânea. Com entrada franca e aberta a toda comunidade, a obra inclui aspectos dos saberes ancestrais da etnia indígena Krahô, do Tocantins.
O espetáculo é fruto de um trabalho experimental das pesquisas do Trabalho de Conclusão de Curso de Ester Lago da Cunha, aluna do Curso de Bacharelado em Dança da UFV, e da mestranda do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas Kátia Marota, na Universidade Federal de Ouro Preto. Ambas as estudantes são orientadas pela diretora da Mosaico Cia e professora Alba Vieira, do Departamento de Artes e Humanidades da UFV (DAH).
No espetáculo são ressaltados os princípios fundamentais dos saberes ancestrais dos Krahô, como a valorização das cosmologias anciãs, a importância da alegria no dia a dia da comunidade e o profundo respeito e amor à natureza e aos animais. Durante a apresentação haverá composições ao vivo com participação especial dos músicos Guilherme Soares, Miquéias Rocha e Lucas Louzada.
Como destaca Alba Vieira, Faces Ancestrais “é uma grande festa em que celebramos a articulação da cosmogonia Krahô aos conhecimentos do Pilates e da dança contemporânea. Convidamos você a vivenciar conosco essa experiência que tensiona o etarismo e o virtuosismo técnico, geralmente presentes em espetáculos de dança.”
O evento conta com o apoio dos Centros de Ciências Humanas, Letras e Artes e de Biológicas e da Saúde, além do DAH.