As pessoas com 60 anos de idade, agora poderão estudar na UFV. As inscrições serão do dia 4 a 9 de novembro
As pessoas com 60 anos ou mais que desejam estudar na UFV terão uma oportunidade exclusiva. Isso porque a Universidade lançou, nesta sexta-feira (01.out.2024), o edital do novo processo seletivo destinado a esse público. A iniciativa, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitará o acesso daqueles que concluíram o ensino médio e que tenham 60 ou mais anos completos no primeiro dia de 2025 e que desejem ingressar em um dos cursos de graduação com vagas ociosas na Universidade. Nesta primeira edição, serão oferecidas mais de 80 vagas nos três campi.
As inscrições já começam nesta segunda-feira (04.out.2024) e vão até 29 de novembro, pelo site www.pse.ufv.br/novo. A aplicação da prova acontecerá em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, no dia 15 de dezembro, das 9h às 12h, e consistirá na elaboração de uma redação em língua portuguesa.
Para a pró-reitora de Ensino, Cristiane Aparecida Baquim, o processo seletivo favorecerá a participação do público 60+, “que tem interesse de se manter ativo, estudando e acessando o ensino superior, mas que pode estar longe dos bancos escolares há muitos anos e nem sempre está disposto a encarar o Enem e todas as etapas que o acesso pelo Sisu requer”.
Uma das entusiastas da iniciativa, a coordenadora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa e professora do Departamento de Nutrição e Saúde, Andréia Ribeiro, lembra que, no início do século passado, a expectativa de vida de um brasileiro era de apenas 35 anos, enquanto que, na atualidade, segundo os dados do último censo demográfico, as pessoas 60+ representam quase 16% da população brasileira.“Mas aumentar o número de anos vividos não basta. É preciso qualificar a longevidade, adicionar vida aos anos a mais conquistados”, destaca.
Diante desse cenário, a UFV tem buscado ampliar as oportunidades de inserção das pessoas idosas no ambiente acadêmico, principalmente por meio de um conjunto de oportunidades formativas com foco no envelhecimento saudável e ativo. “O lançamento do edital dá continuidade a esse compromisso. Nossa universidade entra para a história ao abrir caminhos para a garantia do acesso à educação superior pelo público 60+, um direito ainda tão pouco reconhecido em nosso país”, afirma.
Todos os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital e no FAQ com questões relacionada