Viçosa do Ceará a primeira cidade criada na Serra da Ibiapaba

A cidade foi povoada por índios, jesuítas e imigrantes portugueses.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, localizada na Praça Beviláqua, na cidade de Viçosa-CE. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (28.jul.2024)

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia.

No ano de 1700, os padres jesuítas, Manuel Pedroso e Ascenso Gago, fundaram oficialmente a “Aldeia da Ibiapaba”, onde hoje se situa Viçosa do Ceará.

Altar-Mor da igreja de Nossa Senhora da Assunção em Viçosa-CE. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (28.jul.2024)
Forro de madeira pintada de cor azul. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (28.jul.2024).

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.

Entrada com vista para o Altar-Mor da igreja de Nossa Senhora da Assunção em Viçosa-CE. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (28.jul.2024)
Tempo Cronológico do nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (28.jul.2024)
Imagens de Nossa Senhora das Graças, Santa Teresina, Nossa Senhora das Cabeças e Nossa Senhora da Assunção. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (28.jul.2024)

Em 1759, são abolidas, no Brasil, as missões da Companhia de Jesus, por determinação de Marquês de Pombal, ministro do rei de Portugal, D. José I. Com isso, também foram abolidas as aldeias que tinham o comando dos jesuítas, sendo as mesmas substituídas por vilas e povoados. A 7 de julho de 1759, a Aldeia da Ibiapaba foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Viçosa Real da América, cuja instalação foi feita pelo o Ouvidor da Comarca de Pernambuco, Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco, que esteve na Vila para instala, em comunicado feito ao povo na Igreja Matriz.

Autor do Histórico: JOSÉ DA SILVA NASCIMENTO
Escolas: Estadual 4 – Municipal 95 –  Privada 3 – Total 102

Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese